+

Tópicos Especiais em Música: Interação e Interdisciplinaridade

Eletiva (2 créditos; 30h)

Ementa: O conceito de interatividade no âmbito da Criação Musical. Relacionamento entre a linguagem musical e as demais linguagens artísticas; Processos de significação emergentes da criação artística na fronteira entre a música e as demais linguagens artísticas.

Bibliografia:

BOSSEUR, Jean-Yves. Musique et arts plastiques: Interactions au XX e siècle. Minerve: Paris, 1998.

COULTER, J. The Language of electroacoustic music with moving images. In: EMS: Electroacoustic Music Studies Network, 2007, De Montfort/Leicester 2007.

EMMERSON, S. Living Electronic Music. Cornwall: Ashgate Publishing Limited, 2010.

GARNETT, G. E. The aesthetics of interactive computer music. Computer Music Journal, v. 25, n. 1, p. 21–44, 2001.

JENSENIUS, A. R. ACTION – SOUND: Developing Methods and Tools to StudyMusic-Related Body Movement. Tese (Tese de Doutorado) - Department of Musicology - University of Oslo, 2007

KIMURA, M. Creative process and performance of interactive computer music: a performer’s tale. Organised Sound, v. 8, n. 3, p. 289–296, 2003.

MANOURY, P. Considérations (toujours actuelles) sur l’état de la musique en temps réel. 2007. Disponível em: <http://www.philippemanoury.com/?p=319>.

MOODY, N.; FELLS, N.; BAILEY, N. Motion as the connection between audio and visual. In: Proceedings of the International Computer Music Conference, 2006, pp. 405-408

TAVARES, M. et al. (og.) arte_corpo_tecnologia. São Paulo : ECA/USP, 2014.