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Planejamento Estratégico

Por meio da análise detalhada das ações e metas desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho durante o Seminário de Autoavaliação objetivou-se criar um plano de desenvolvimento estratégico exequível. Para isso, a comissão de avaliação buscou centralizar as ações em eixos temáticos de modo que se eliminassem as repetições, ao mesmo tempo que as colocassem em sintonia como os quesitos da Ficha de Avaliação da Área de forma transversal.

Clique nas ações para acessar o detalhamento dos projetos e atual relatório de Situação

 

Eixo da Ação

Quesito de Origem

Detalhamento

Metas

Responsável

Situação

DIVULGAÇÃO

1.1

Implantação de Redes Sociais

Documentar o Impacto Social

RAEL

100%

Documentação e Divulgação da Presença do Programa nas mídias

100%

1.3

Divulgação do Processo seletivo

Captação de Candidatos e Ampliar o entendimento do público potencial sobre as características teórico/práticas do programa

 

Divulgação das ações e produção do PMU para os outros programas de Pós em Música

Ampliação do transito regional e nacional do PPG

 

Atualização contínua das informações sobre o programa no site do PMU

Deixar mais claras as características do PPG a quem busque informações

40%

1.4

Divulgação periódica à comunidade interna e externa da situação do Planejamento Estratégico

Ampliar o senso de pertencimento e responsabilidade da produção coletiva e colaborativa no âmbito do PPG

 

3.3

Tradução do site do PMU para o inglês e espanhol

Ampliar o impacto regional e internacional das ações do PPG

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

 

 

Eixo da Ação

Quesito de Origem

Detalhamento

Metas

Responsável

Situação

AUTOAVALIAÇÃO

1.4

Realização Periódica da autoavaliação

Consolidação da Política de Avaliação como prática de gestão acadêmica

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

 

Acompanhamento e Avaliação Mensal do Planejamento Estratégico

Atualização contínua e melhoria das ações visando a correção de problemas

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO + CONSELHO ACADÊMICO

 

Verificação anual se as ações do planejamento estratégico e seu acompanhamento estão claras na coleta Capes

Melhoria na qualidade das informações fornecidas à CAPES

COORDENAÇÃO

 

2.1

Estabelecimento de uma política de avaliação dos produtos decorrentes das pesquisas docentes e discentes do PMU

Aumentar gradativamente a qualidade da produção científica e artística do PPG apoiada nos indicadores da CAPES e
a) Desdobramento pra pesquisa de doutorado
b) Problemas apresentados na defesa
c) Bibliografia predominante da área/linha
d) Índice de reverberação na área
e) Produção publicada ou divulgada resultante da pesquisa

CASSIA/MARCUS

 

2.3

Criação de plataforma para coleta de dados atualizados de egressos

Melhoria nas informações fornecidas à CAPES sobre egressos

REPRESENTANTES DISCENTES + COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

 

2.5

Implantar avaliação semestral discente de disciplinas e orientações

Melhorar a qualidade da formação oferecida pelo PPG

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

 

 

Eixo da Ação

Quesito de Origem

Detalhamento

Metas

Responsável

Situação

REVISÃO PPP

1.1

Readequação das disciplinas tópicos especiais com componentes práticos

Equilibrar a dimensão teórico/prática do PPG

FLÁVIO

 

Adequação e revisão das ementas que inclua a prática como componentes curriculares) e componentes de extensão

 

Tornar obrigatórias as disciplinas principais das linhas 1 e 2

Melhorar a demarcação dos percursos formativos das linhas

 

criação de disciplinas específicas de práticas instrumentais (ementa)

Equilibrar as dimensões teórico/práticas do PPG
Metas Futuras em estudo para implantação futura

 

proposta de redistribuição de carga horária entre orientação teórica e instrução prática aos discentes do programa

 

recitais como parte dos créditos

 

1.3

Inclusão dos critérios de habilidade específica no Datacapes e inclusão no Regulamento do programa (art.31)

Equilibrar as dimensões teórico/práticas do PPG

 

1.3

Regulamentação de ensino remoto

Melhorar a demanda e captação de estudantes para o programa

RAEL

 

1.1

1 - Realizar atualização bibliográfica anual de todas as bibliografias nas ementas de disciplinas do programa

Manter a qualidade e atualidade das disciplinas impactando na qualidade da formação e pesquisa

CASSIA

 

2. Acompanhar as bibliografias do programa se estão disponíveis na biblioteca.

 

2.2

acrescentar no módulo da disciplina de Pesquisa visando conscientizar os futuros egressos do sobre o funcionamento do programa e importância de sua atuação após a defesa.

Melhorar o impacto da produção dos egressos

FLÁVIO

 

 

Eixo da Ação

Quesito de Origem

Detalhamento

Metas

Responsável

Situação

EXTENSÃO

1.1

2. Ação prática direcionadas ao âmbito público (concertos etc) e pedagógica (recitais comentados etc) e publicização (redes digitais)

Equilibrar as dimensões teórico/práticas e aumentar o impacto social da linha 2 do PPG

FLÁVIO

 

2.3

Criar ações que promovam o sentimento de pertencimento de egressos por meio de incentivo à ações e produções do programa.

Melhorar o impacto da produção dos egressos e qualidade das informações sobre egressos fornecidas à CAPES

REPRESENTANTES DISCENTES + COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

 

2.5

Promover o envolvimento dos docentes e discentes com a iniciação científica de graduação

Melhorar o relacionamento do PPG com a Graduação

 

3.1

Executar eventos científicos e artísticos promovidos por docentes e discentes de acordo com as temáticas das linhas e grupos de pesquisa que ampliem a possibilidade de publicação científica, criação de produtos artísticos e ações educativas

Ampliar o Impacto social do PPG

CONSELHO + REPRESENTANTES DISCENTES

 

3.2

Criar política de parcerias com o poder público local e regional para prospectar ações e temáticas de pesquisa que visem dialogar com problemas reais da comunidade local e regional

COORDENAÇÃO + CONSELHO ACADÊMICO + REPRESENTAÇÃO DISCENTE

 
       

 

Eixo da Ação

Quesito de Origem

Detalhamento

Metas

Responsável

Situação

INFRAESTRUTURA E RECURSOS HUMANOS

1.1

Realizar gestão com a biblioteca para que ela intermedie com a Capes a aquisição de assinaturas de acervo especializado da área de música como: Jstor, Proquest, Grove e Naxos.

Ampliar a qualidade do acervo bibliográfico de pesquisa

COORDENAÇÃO

 

1.2

Ações ativas de captação de novos docentes para o PPG

Equilibrar as demandas formativas das linhas do PPG

 

 

 

Implantação de procedimentos para avaliação externa de credenciamentos e descredenciamentos de docentes

 

 

VANIA/RAEL

 

1.2 / 2.3 / 2.4

Implantação de política de acompanhamento de melhoria da produtividade docente e discente

Melhoria na qualidade do programa

 

 

1.2

Implantação de política de apoio a produtividade docente visando a busca por recursos de financiamento de pesquisa em editais

 

 

 

Eixo da Ação

Quesito de Origem

Detalhamento

Metas

Responsável

Situação

GESTÃO

1.3

b) adoção de ações afirmativas, incluindo cotas na seleção, critérios para distribuição de bolsas de estudo, recomendações para formação de comissões ou eleição de representação discente e docente e/ou outros benefícios;
c) política de renovação e/ou contratação de corpo docente, considerando o desenvolvimento das linhas de pesquisa e atuação do PPG;
d) política de credenciamento de jovens docentes permanentes (com teses defendidas a partir de 2013, inclusive);
e) critérios e procedimentos para recredenciamento e descredenciamento de docentes;
f) plano de atualização acadêmica dos docentes do NDP (afastamento para estágio pós-doutoral);
g) plano de modernização/expansão da infraestrutura física e dos recursos humanos;
h) política de apoio a docentes e discentes para a participação em eventos relativos à pós-graduação e à área de Artes (e afins);
i) relação entre o plano estratégico do PPG e o PDI (ou similar) da IES.

Melhoria das informações fornecidas no coleta

COORDENAÇÃO

 

2.5

Promover o rodízio contínuo de docentes nas disciplinas

Manter o equilíbrio e demanda de produção do PPG