+

Linha de Pesquisa II: Processos e Práticas de Construção e Expressão Musicais

Estudo das formas de conhecimento musical nas suas articulações com a prática nos campos da interpretação, criação, teoria e estruturação da música.

Esta linha caracteriza-se pelo desenvolvimento de pesquisas e projetos de dissertação versando sobre temas relacionados aos campos de estruturação musical, teoria, criação e execução instrumental/vocal. A linha está intimamente relacionada às atividades desenvolvidas pelo Departamento de Música da UEM, em especial no Curso de Graduação em Música com suas diversas habilitações de bacharelados (Composição Musical, Regência, Canto e Instrumento nas opções piano, violão, violino, viola, violoncelo, flauta transversal e contrabaixo).

Sob a égide desta linha de pesquisa, pretende-se desenvolver investigações relacionadas ao estudo e desenvolvimento de técnicas e procedimentos de execução instrumental/vocal e de métodos e concepções teóricos para a criação e estruturação musical, com o auxílio de áreas correlatas tais como a musicologia histórica, a etnomusicologia e a computação musical.
A sistematização de dados provenientes desta ação de pesquisa, tanto relacionada à prática instrumental/vocal quanto à criação e estruturação musical, articulados solidamente com as diversas zonas de entrecruzamento teórico, possibilitam a reflexão crítica acerca do papel da música na sociedade e a compreensão e evolução do fazer musical.

Neste sentido, o conjunto de conhecimentos sistematizados que se propõe a explicar os fenômenos da criação e expressão musicais fortalece esta linha de pesquisa que visa contribuir na formação diferenciada de professores do ensino superior em Música, musicólogos, pesquisadores, compositores, produtores musicais, regentes, cantores e instrumentistas nas mais diversas possibilidades (solista, camerista e orquestral) que possam atender às demandas do mercado de trabalho e do exercício artístico engajados na pesquisa, na prática social e no desenvolvimento humano.

A linha de Processos e Práticas de Construção e Expressão Musicais congrega três grupos de pesquisas cadastrados no diretório do CNPq, o "Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora - LAPPSO", liderado pelo Prof. Marcus Alessi Bittencourt (DMU), o grupo "Os Problemas da Interpretação", liderado pelo Prof. Flávio Apro (DMU) e o "Grupo de Estudos Interdisciplinar de Arte Interativa", liderado pelo Prof. Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (DMU).