+

Tópicos Especiais em Interpretação e Práticas da Performance II

Eletiva (1 crédito; 30h)

Ementa: Continuidade do estudo da prática interpretativa musical, abordando repertório de épocas diversas; a utilização de ferramentas de análise e estudos históricos, técnicos e estilísticos direcionados para a performance.

Bibliografia:

CASTRO, John Kennedy Pereira de. Oswaldo de Souza: uma abordagem semiológico musical de suas canções à performance da canção de câmara brasileira. Área de concentração: Performance Musical. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. 281 páginas - 2017.

CONE, Edward T. Musical form and music performance. New York: W.W. Norton & Company, 1968.

KIMBALL, Carol. Song: A guide to art song style and literature. Hal Leonard Corporation: Milwaukee-USA, 2006.

LIMA, Sonia Albano de. (Org) Performance e Interpretação musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa Editora, 2006. Capítulo I.

NATTIEZ, Jean-Jacques. Music and discourse: toward a semiology of music. Carolyn Abbate (trad). New Jersey: Princeton, 1990.

SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Hanover: University Press of New England, 1998.

WILLIAMON, Aaron., eds. Musical Excellence: Strategies And Techniques To Enhance Performance. Oxford : Oxford University Press, 2004.