Tópicos Especiais em Cognição Musical

Eletiva (2 créditos; 30h)

Ementa: A história das Ciências Cognitivas e a Formação da Cognição Musical. Os fundamentos da Cognição Musical. A Cognição Musical e suas formas de abordar a percepção, a criação, a performance e a aprendizagem musical.

Bibliografia:

BRUIN, L. DE; NEWEN, A.; GALLAGHER, S. (EDS.). The Oxford Handbook of 4E Cognition. Oxford: Oxford University Press, 2018.

CLARKE, E. F. Ways of Listening: An Ecological Approach to the Perception of Musical Meaning. [s.l.] Oxford University Press, 2005.

COUCHOT, E. A Natureza da Arte: o que as ciências cognitivas revelam sobre o prazer estético. São Paulo: Edunesp, 2019.

DUPUY, J.-P. Nas origens das Ciências Cognitivas. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1996.

GARDNER, H. A nova ciência da Mente. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

GIBSON, E. An Odyssey in Learning and Perception. New York: MIT Press, 1994.

GIBSON, E. J.; PICK, A. An Ecological Approach to Perceptual Learning and Development. New York: Oxford Press, 2003.

GIBSON, JAMES J. The Senses Considered as Perceptual Systems. London: Gorge Allen & Unwin LTD, 1969.

MATURANA, H. R.; et. al. A ontologia da realidade. Belo-Horizonte: UFMG, 1997.

DE OLIVEIRA, L. F. As contribuições da ciência cognitiva à composição Musical. Mestrado—Marília/SP: Universidade Estadual Paulista, 2003.

DE OLIVEIRA, L. F. A emergência do Significado em Música. Tese de Doutorado—Campinas: IA - UNICAMP, 2010.

SLOBODA, J. A.; Ilari. B (TRAD.). A mente musical: psicologia cognitiva da Música. Londrina, Eduel, 2008.

TOFFOLO, R. B. G. Processos Criativos e Cognição Musical. Anais do V Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Anais... In: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS. Goiania: Editora da Universidade Federal de Goias, 2009.

TOFFOLO, R. B. G.. Towards an Ecological Approach to the Interactive Arts. In: Marcos Nogueira; Guilherme Bertissolo. (Org.). Composition, Cognition, and Pedagogy. 1ed.Curitiba: Brazilian Association of Cognition and Musical Arts, 2020, v.1, p. 131-160

TOFFOLO, R. B. G.; DE OLIVEIRA, L. F.; DE OLIVEIRA, A. L. G. Mecanismos de indução de emoção considerados em uma perspectiva corporea. Anais do V Simpósio de Cognição e Artes Musicais, v. 1, p. 210–222, Maio 2009.

VARELA, FRANCISCO; J. THOMPSON, EVAN T.; ROSCH, ELEANOR. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. [s.l.] MIT Press, 1991.