+

Música, conhecimento e sociedade

Obrigatória (4 créditos; 60h)

Ementa: Abordagens teóricas sobre a representação do conhecimento musical. A música como construção individual, cultural e social.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. Coleção os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1980, (165-191).

CANCLINI, N.. Culturas Híbridas – Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo : EDUSP, 2003.

GOEHR, Lydia. The Imaginary Museum of Musical Works: An Essay in the Philosophy of Music. Oxford: Clarendon Press, 2002

MERRIAN, Alan. P. The Antropology of Music. Chicago: Northwestern University Press, 1964.

MEYER, L. Style and Music: Theory, History and Ideology. Chicago: Chicago University Press, 1989.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

______ O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

SLOBODA, J. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Londrina: EDUEL, 2008.

WINDSOR, W. L. A perceptual approach to description and analysis of acusmatic music. Sheffield, 228 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de Sheffield. [online]. Disponível em: http://www.shef.ac.uk/uni/academic/I-M/mus/staff/wlw/lwhomepage.html, 1995

ZAMPRONHA, Ed. Notação, Representação, Composição: um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Annablume, 2000.